CPC-UMES FILMES


A PRISIONEIRA DO CÁUCASO (1966), de Leonid Gayday
Em viagem ao Cáucaso, para pesquisar antigos costumes, contos, lendas e anedotas locais, o jovem estudante Shurik se apaixona pela atlética, belíssima e politizada Nina. Mas a garota é sequestrada pelo homem mais poderoso da região, que planeja impor a ela um casamento arranjado. Mais uma comédia de Gayday que ultrapassou a marca dos 76,4 milhões de ingressos vendidos.

CIDADE ZERO (1988), de Karen Shakhnazarov
Durante a perestroika, quando tudo parece estar de cabeça para baixo, Aleksei Varakin, representante de uma indústria de Moscou, é enviado a uma pequena cidade para tratar com um fornecedor de máquinas de ar condicionado. O que era uma viagem de negócios corriqueira se transforma em pesadelo, à medida que Varakin se envolve em situações bizarras. Para completar o absurdo, Varakin descobre que não é possível deixar a cidade.

A BALADA DO SOLDADO (1959), de Grigori Chukhray
Durante a Segunda Guerra Mundial, o soldado Alyosha, de apenas 19 anos, destrói dois tanques alemães e ganha uma medalha como recompensa pelo seu heroísmo. Em lugar da condecoração, Alyosha pede uns dias de licença para poder visitar sua mãe. No caminho para casa, o jovem compartilha com o povo os sacrifícios da vida na retaguarda, e num trem conhece uma garota pela qual se apaixona. Premiado nos festivais de Cannes, São Francisco, Londres e Milão.

AMIGOS VERDADEIROS (1954), de Mikhail Kalatozov
Era uma vez três garotos que moravam em um subúrbio de Moscou. 30 anos se passaram e Bora tornou-se o famoso cirurgião Tchizhov; Sashka, o professor de pecuária Lapin; e Vaska, o doutor em arquitetura Nestratov. Lembrando-se da promessa dada um ao outro quando crianças, eles partem em uma jangada pelo rio Volga e passam por muitas aventuras.

O MENSAGEIRO (1986), de Karen Shakhnazarov
Vivendo durante o governo de Mikhail Gorbachov (1985-91) numa sociedade à deriva, Ivan, rapaz sem noção da realidade, consegue um emprego de office boy. Através de uma das entregas ele conhece o professor de Pedagogia Kuznetzov, e sua filha Katya. Para irritar o professor, Ivan afirma ter engravidado Katya. Para sua surpresa ela confirma a história. O roteiro é baseado na novela, de mesmo nome, do diretor Karen Shakhnazarov.

ESTAÇÃO BIELORRÚSSIA (1971), de Andrei Smirnov
Os heróis do filme se separam na Estação Bielorrússia no verão de 1945, quando lá chegou o primeiro trem para os soldados voltarem aos seus lares depois da vitória na 2ª Guerra Mundial. No final dos anos 60, depois de 25 anos sem se verem, os veteranos da guerra contra o fascismo se encontram no funeral de um ex-camarada de armas que permanecera no exército. Muitas mudanças aconteceram na vida de cada um deles, mas os amigos conservaram os sentimentos de irmandade, solidariedade e humanidade que desenvolveram no front. Antes de retornarem às suas rotinas, vivem um dia repleto de recordações e situações inesperadas.

ELES LUTARAM PELA PÁTRIA (1975), de Serguei Bondarchuk
Reconstituição dos três dias de retirada de um regimento do Exército Vermelho em direção à Stalingrado, em julho de 1942, sob a ótica de três soldados de origens diferentes: um engenheiro agrônomo, um mecânico e um mineiro. Enquanto os soldados retornam, mostram sua coragem, camaradagem, temores, sentimentos e heroísmo para defenderem sua pátria. Baseado em romance do Nobel de Literatura Mikhail Sholokhov, o filme foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1975.

IVAN VASSILEVICH MUDA DE PROFISSÃO (1973), de Leonid Gayday
A comédia “Ivan Vassilevich Muda de Profissão”, baseada na peça do escritor soviético Mikhail Bulgakov, brinca com o poder mágico e desafiante da ciência. O jovem cientista moscovita Shurik Timofeev constrói uma máquina do tempo, através da qual o czar Ivan, o Terrível, entra no século 20. Bunsha, síndico do prédio de Shurik, e o criminoso George, então no apartamento do cientista, acabam indo parar na Rússia Antiga. Embora sinta saudades de sua luxuosa vida anterior, o czar não cai no tédio nem no desespero na nova Moscou, enquanto Bunsha e George passam apuros na antiguidade.

SPARTACUS (1975), de Yury Grigorovich e Vadim Derbenyov
Na Roma Antiga, Spartacus, guerreiro trácio, é capturado por Crasso, junto com sua esposa Frígia. Forçado a lutar como gladiador e matar um de seus amigos, ele planeja e lidera um levante sem precedentes. Herói preferido de Karl Marx, revivido na Liga Espartaquista de Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht (1916-18), e no romance que Howard Fast escreveu na prisão, em 1950, por recusar-se a fornecer aos macarthistas do Comitê de Atividades Anti-americanas os nomes dos contribuintes de um hospital para feridos da Guerra Civil Espanhola. “Spartacus” é uma das mais famosas obras do compositor Aram Khachaturyan. Escrito em 1954, é considerado um dos maiores balés do repertório do Bolshoi.

A INFÂNCIA DE IVAN (1962), de Andrei Tarkovsky
Ivan, um menino de 12 anos, fica órfão quando sua família é morta por soldados alemães que invadiram o território soviético na 2ª Guerra Mundial. Com lembranças da vida em família, Ivan decide apoiar o Exército Vermelho, e graças à sua pequena estatura consegue atravessar várias vezes as linhas alemãs para colher informações sem ser visto. Longa-metragem de estreia do diretor Andrei Tarkovsky, o filme recebeu o Leão de Ouro no Festival de Veneza (1962).