QUEM SOMOS
No Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo, de 1994, o tema mais debatido foi o da cultura. Foi aprovada a criação do Centro Popular de Cultura da UMES, o CPC-UMES. O cineasta Denoy de Oliveira, que integrou o antigo CPC da UNE, foi convidado para organizar o novo CPC.
É desse trabalho, de artistas e intelectuais junto ao estudantado, que nasce o Centro Popular de Cultura 8 de Março. A partir das primeiras experiências com a UMES o CPC passa a funcionar, a partir de 1996, com estrutura e personalidade jurídica própria, como Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, sob a presidência de Denoy. No início de 2019 a entidade promove uma alteração estatutária, possibilitando sua transformação em Organização Social de Cultura. Com quase 30 anos de existência, o Centro Popular de Cultura 8 de Março possui uma produção significativa nas áreas de música, teatro, danças, cinema, vídeo, formação profissional e literatura, principalmente em parceria com a União Municipal dos Estudantes Secundaristas, mas também com outras organizações populares e com projetos próprios.
Desde 1994 foram mais de 120 atividades por ano, mais de 2 milhões de espectadores e dezenas de prêmios (Prêmio Shell de Teatro, Prêmio Tim de Música, Festivais de Brasília, Gramado, É Tudo Verdade). Denoy de Oliveira faleceu em 04/11/1998. Mas o CPC que ele ajudou a plantar, com a ajuda dos secundaristas, artistas e intelectuais que se agruparam em torno de suas ideias, segue colaborando para o fortalecimento e o desenvolvimento da nossa cultura. Todo este trabalho só foi possível graças ao empenho dos estudantes e aos apoios recebidos dos poderes públicos Federal, Estadual e Municipal e de parceiros privados, como Eletrobrás, Banespa e Splice, entre outros, que ajudaram a financiar os projetos. Mas também não podemos esquecer da generosidade de grandes nomes da nossa cultura, como Denoy de Oliveira, Fernando Peixoto, José Renato, João das Neves, Marcus Vinicius de Andrade, Sérgio Rubens de Araújo Torres, entre tantos outros, que se dispuseram a compartilhar seu tempo e seu conhecimento na construção deste trabalho.