PROJETOS MUSICAIS

UMES – CANTARENA

Criado e dirigido pelo poeta, ator e compositor Luiz Carlos Bahia, o projeto musical, “UMES – Cantarena”, realizado entre os anos de 1995 e 2001, traçou um amplo painel da Música Popular Brasileira, apresentando em cada espetáculo um compositor interpretando sua própria obra.
O projeto deu origem a uma coleção de cinco CDs. Seu nome vem da época em que o Teatro Denoy de Oliveira se chamava ainda Teatro da UMES e tinha a forma de arena. Por ele passaram mais de 150 compositores e 600 músicos acompanhantes.

Confira a seguir a relação completa dos artistas que se apresentaram no projeto:

SERENATA NA UMES

Segundo o violonista e compositor Gereba, que divide o palco com o convidado especial de cada noite, o projeto Serenata na UMES foi feito para colocar o público em contato direto com grandes intérpretes da Música Popular Brasileira. O projeto, implantado pelo CPC-UMES em 1996, deu origem a uma coleção de seis CDs e um programa radiofônico transmitido pela Rádio Cultura (1200 AM) que completou um ano em julho de 2001.

Veja, abaixo, a relação dos intérpretes que dividiram o palco com Gereba neste projeto:

A FINA FLOR DO SAMBA

“A Fina Flor do Samba”‚ é uma homenagem ao projeto homônimo, criado pelo Grupo Opinião e coordenado por Tereza Aragão, na década de 60, no Rio de Janeiro. Denoy de Oliveira, um dos criadores do Grupo Opinião e também do CPC-UMES, tinha especial carinho por esse projeto. Nessa reedição paulista, “A Fina Flor do Samba” teve como apresentador o cantor e ator Aldo Bueno, dividindo o palco com seus convidados. Sob a coordenação de Luiz Carlos Bahia, o projeto estreou em 19/08/2000, apresentando 21 espetáculos, ao longo de cinco meses.

 Relação dos artistas que se apresentaram no projeto:

O CHORO E A SUA HISTÓRIA

Em dezembro de 2006, a Gravadora CPC-UMES lançou a coleção‚ “O Choro e sua História”, – uma ampla retrospectiva do choro brasileiro, de 1870 aos dias atuais. Os três CDs que compõem a série são tratados como memória viva, sendo protagonizados por Izaías e Israel Bueno de Almeida, que, mais que narradores, são personagens da própria história que contam.

O projeto foi transportado para o palco entre os dias 2 de fevereiro e 22 de junho de 2009, sempre às segundas-feiras, às 20h30‚ com entrada franca. Em cada noite, o regional composto por Izaías (bandolim), Israel (violão 7 cordas), Edmilson Capelupi (violão 6 cordas), Haroldo Capelupi (cavaquinho) e Zequinha (pandeiro) recebeu um convidado homenageando a obra de um grande chorão.

BLOCO UMES CARAS PINTADAS

Fundado no ano de 1993, o bloco carnavalesco UMES Caras-Pintadas, realiza seus tradicionais desfiles sempre às quintas-feiras, véspera de carnaval, pelas ruas do Bixiga (atual bairro da Bela Vista), reunindo num grande congraçamento estudantes de São Paulo e moradores da região.

O bloco é filiado a ABASP (Associação da Bandas Carnavalescas de São Paulo), sua primeira bateria foi criada pelo mestre Osvaldinho da Cuíca e desde 2000 tem recebido reforço do Mestre Bianca e de integrantes da ala mirim da bateria da Vai-Vai.

Em sua história de 30 anos, o bloco tem contado com a presença e o apoio de ilustres personalidades como Nelson Sargento, Ovaldinho da Cuíca, Luiz Carlos da Vila, Luizinho SP, Aldo Bueno, Quinteto em Branco e Preto, Thobias da Vai-Vai, Chapinha do Samba da Vela, Dayse do Banjo, entre outros, animando os desfiles e por vezes dando uma canja na composição do samba-enredo.

MOSTRA SECUNDARISTA DE MÚSICA

Inaugurado no ano de 2000 e acontecendo aos sábados às 17h, o projeto levou ao palco do Teatro Denoy de Oliveira, até o mês de dezembro de 2001, mais de 600 canções inéditas compostas por estudantes secundaristas e executadas por cerca de 200 grupos musicais, também integrados por estudantes secundaristas.

As melhores canções selecionadas em 2000 e 2001(cinco por voto popular e nove pela comissão julgadora) integram os CDs da “1a Mostra Secundarista de Música” e da “2a Mostra Secundarista de Música”, gravados especialmente para divulgar o evento. O projeto contou com o apoio do Fundo Nacional de Cultura.

CD’S COM DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Os projetos musicais foram registrados em gravações de alta qualidade e lançados em CD’s distribuídos gratuitamente pelo CPC, pela UMES e por parceiros, para escolas, bibliotecas, centros culturais e para os participantes dos projetos.

Foram distribuídas 38.800 unidades. Veja abaixo os títulos produzidos:

Serenata na UMES – Volume 1 ao 7

UMES Cantarena – Volume 1 ao 5

1a Mostra Secundarista de Música

2a Mostra Secundarista de Música

Nonato Costa, Raimundo Nonato. Ismael Pereira e Pedro de Alcântara – Gigantes do Repente

Raimundo Caetano, Edmilson Ferreira, Raimundo Nonato e Nonato Costa – 2o CAMPEONATO BRASILEIRO DE POETAS REPENTISTAS