“No Submundo de Moscou” estreia nos cinemas brasileiros em 21 de março

"No Submundo de Moscou", que conta a história da investigação do diretor de teatro Konstantin Stanislavsky e do repórter Vladimir Gilyarovsky sobre um misterioso assassinato no lendário bairro Khitrovka, no início do século XX

“Uma releitura de Sherlock Holmes em uma Rússia pré-revolucionária”, assim define o diretor Karen Shakhnazarov sobre o seu “No Submundo de Moscou”, que estreia nos cinemas brasileiros no dia 21 de março.

O público brasileiro poderá assistir a esta empolgante história retratada no bairro de Khitrovka, o “submundo”, “que reunia toda a sorte de criminosos do Império Russo no início do século XX. Na virada dos séculos XIX para o XX, o local era considerado o bairro mais vil de Moscou, onde vivia a “ralé” mencionada por Gorky”.

A pré-estreia do filme será realizada no próximo dia 20, no Espaço Itaú de Cinema, na Rua Augusta. O premiado filme já foi apresentado ao público brasileiro em outubro de 2023, na 10ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo, realizada pelo Centro Popular de Cultura da UMES (CPC-UMES), na Cinemateca Brasileira.

Bairro de Khitrovka, o “Submundo de Moscou” – Foto: Divulgação

“No Submundo de Moscou” conta a história da investigação do diretor de teatro Konstantin Stanislavsky e do repórter Vladimir Guilyarovsky que, ao entrarem em Khitrovka para uma imersão entre a “ralé”, deparam-se com uma misteriosa série de assassinatos.

O filme é baseado em um evento histórico real: em 1902, o jovem Teatro de Arte de Moscou inicia a produção da peça “Ralé”, de Maxim Gorky. Os diretores, Vladimir Nemirovich-Danchenko e Konstantin Stanislavsky, pedem ao famoso escritor e jornalista Vladimir Guilyarovsky, que conhecia como a palma de sua mão o sombrio submundo de Khitrovka, em Moscou, para levar a trupe do Teatro de Arte a um passeio pela região.

No passeio, Gilyarovsky decide levar Stanislavsky pelas tavernas e cortiços locais e em seguida até a casa do comerciante Raja, um misterioso silk indiano, mas o jornalista e o diretor o encontram morto. Então, Stanislavsky e Gilyarovsky começam, por conta própria, a investigar o crime.

Assista ao trailer:

FICHA TÉCNICA

“No Submundo de Moscou”

Produção: Grupo empresarial de cinema Mosfilm e estúdio de cinema CURIER, com o apoio do canal de TV “Russia”
Distribuição no Brasil: CPC-UMES Filmes
Gênero: Aventura
Duração: 129 minutos
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos
Direção e Produção: Karen Shakhnazarov
RoteiroElena Podrez, Ekaterina Kochetkova, Karen Shakhnazarov
Música: Yury Poteenko
Direção de fotografia: Oleg Lukichev
Direção de arte: Serguei Februlyov
Montagem: Irina Kozhemyakina
Figurino: Dmitry Andreev e Vladimir Nikiforov
Maquiagem: Pyotr Gorshenin e Tatiana Melkomova
Decoração de set: Anatoly Batorov e Natalia Batorova
Câmeras: Alik Tagirov / Raib Abduplaev
Efeitos especiais: Ivan Shakhnazarov
Som: Vitaly Roschupkin
Elenco: Konstantin Kryukov, Mikhail Porechenkov, Anfisa Chernykh, Evgeny Stychkin, Aleksei Vertkov, Aleksander Oleshko, Boris Kamorzin, Ivan Kolesnikov, Stanislav Eventov, Georgy Topolaga, Yuri Mirontsev, Sergey Shkoda, Serguei Barkovsky, Vasant Balan e outros.
Sinopse: Moscou, 1902. O famoso diretor de teatro Konstantin Stanislavsky, em busca de inspiração para encenar uma nova peça, decide conhecer a vida “do submundo” da cidade. Ele pede ajuda a Vladimir Gilyarovsky, um reconhecido especialista no submundo de Moscou. Juntos, eles vão até o lendário bairro de bandidos, Khitrovka, e se envolvem na investigação do assassinato de um misterioso residente local: um sikh indiano com um passado sombrio…

Prêmios:
XXII Prêmio Águia de Ouro da Academia Nacional de Artes e Ciências Cinematográficas da Rússia
– Melhor Direção de Arte para Sergei Fevralyov
– Melhor Figurino para Dmitry Andreev e Vladimir Nikiforov

 

Publicado originalmente na Hora do Povo.