MOSTRAS E CINECLUBE

MOSTRA UMA VOLTA AO MUNDO EM 30 FILMES

30 dias, 30 filmes e 23 países. Essa é a proposta da nova mostra de cinema do Cine-Teatro Denoy de Oliveira, situado no coração do Bixiga, para as noites de quarta-feira. O convite é para dar, literalmente, uma volta ao mundo conhecendo o que há de melhor no cinema de cada um dos quatro cantos da Terra.

Passaremos pouco mais de 1 hora e meia no Brasil, com “O Bem Amado”, depois iremos à Argentina, com “Clube da Lua”. Seguiremos para o Chile, Colômbia, Peru, até o México e os Estados Unidos. Iremos também à terras distantes, como a antiga União Soviética, Rússia, China e Índia. Sem contar que todas as sessões de cinema têm entrada franca!

É só aparecer, pegar seu passaporte na entrada e viajar como se não houvesse amanhã.

CINEMA COM PARTIDO: MOSTRA DEMOCRÁTICA

Trabalhadores sem direitos; colonialismo; imperialismo; racismo; discriminação das mulheres; extermínio das populações indígenas; degradação do meio-ambiente; ciência e escola sob censura de pretensos intérpretes das Escrituras; aversão à democracia e seu fundamento, o livre debate entre partidos políticos; exaltação das ditaduras, do pensamento único, da violência, da intolerância, da corrupção, da hipocrisia (qualquer semelhança com o governo da família Bolsonaro será mera coincidência?) são temas que o cinema universal tem denunciado com vigor ao longo do tempo.

Para a extrema-direita, isto é doutrinação.

Para as correntes de opinião comprometidas com a democracia é cultura e arte.

MOSTRA CAMINHOS PARA A PAZ: CINEMA ISRAEL-PALESTINA

Durante muitos anos, a filmografia dos conflitos entre palestinos e israelenses permaneceu escassa. A partir do ano 2000, uma série de obras realizadas por cineastas locais tem ganhado as telas do mundo e colecionado prêmios internacionais. Selecionamos quatro, entre as melhores, que buscam explicitar diferentes perspectivas do conflito e contribuir na construção de um caminho para a paz. 

Para arrematar a Mostra, teremos ao final um debate com representantes das duas comunidades: Daniel Douek, colaborador do Instituto Brasil-Israel, e Ualid Rabah, presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL).

MOSTRA MILTON GONÇALVES

Homenageando um dos grandes atores e diretores brasileiros, que nos deixou em maio de 2022, a Mostra Milton Gonçalves exibiu 4 clássicos de sua extensa e invejável carreira. Em dois deles Milton é protagonista. Mas, mesmo nos dois filmes em que faz papel coadjuvante, deixa sua inconfundível marca de qualidade.

MOSTRA INDEPENDÊNCIA – EPISÓDIOS DA LUTA

Do passado distante aos dias atuais, a História do Brasil é marcada por episódios da luta por independência, em defesa de uma nação verdadeiramente soberana, democrática, e contra a exploração e a opressão do povo.

A “Mostra Independência: Episódios da Luta” reúne alguns momentos que marcaram a identidade brasileira como a de um povo que luta e resiste, muito antes e além do 7 de setembro de 1822.

“Há 200 anos, às margens do Riacho Ipiranga, o Brasil se declarava nação independente, após diversos episódios de mobilização e tentativas de se libertar da exploração portuguesa. Enquanto o país apoiava a proclamação de independência, tropas portuguesas, em algumas regiões, tentaram resistir. É o caso da Bahia, que só proclamou sua independência após a vitória sobre o exército lusitano, no ano seguinte, em 2 de julho de 1823. Já Portugal, reconheceu a independência política de nosso país apenas em 1825”.