A Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) recebe, na próxima sexta-feira (7), uma sessão solene em comemoração ao centenário da Revolução Paulista de 1924 e a Coluna Miguel Costa-Prestes.
A iniciativa é do deputado estadual Maurici (PT) e contará com duas mesas com as presenças de deputados e deputadas, descendentes de personagens que participaram desses movimentos históricos, bem como de historiadores e especialistas no assunto.
A homenagem contará com a presença de Luís Carlos Ribeiro Prestes e Yuri Costa descendentes de Luís Carlos Prestes e Miguel Costa. A sessão também contará com a exibição de um trecho do filme “São Paulo Cidade Aberta”, dirigido por Caio Plesman e que possui argumento de Sérgio Rubens de Araújo Torres, fundador da Hora do Povo, que também será homenageado no evento por meio do seu filho, Bernardo Torres.
Sérgio Rubens realizou um profundo estudo do período, intitulado como “Década das Revoluções”. Ele faleceu em dezembro de 2021.
Segundo o deputado, a Revolução de 1924, foi o “maior combate revolucionário de São Paulo contra as forças do governo do presidente Arthur Bernardes”. A partir das batalhas contra a oligarquia que tiveram como principal campo a cidade de São Paulo, teve origem a Coluna Revolucionária que percorreu o Brasil.
“A 1ª Divisão Revolucionária iniciou sua marcha pelo Brasil em 1924, contra o assalto da oligarquia cafeeira paulista, que submetia o Brasil ao imperialismo inglês e ao atraso. O período de lutas culminou com a Revolução de 1930, que levou Getúlio à Presidência, colocando na ordem do dia a reconstrução e o desenvolvimento” (Sérgio Rubens de Araújo Torres – Epígrafe de “A Grande Marcha”)
No evento, também serão rendidas homenagens a Moacir Assunção, Adelino Martins e Débora Duboc. A sessão solene ocorrerá no Plenário Juscelino Kubistchek, na sexta, 7 de junho, às 20h.
O evento contará com atestado de horas complementares.
Acesse o link e faça a sua inscrição:
https://forms.gle/WYBn91KhSDGu2cZg8