30/09: “Um Dia Muito Especial” (1977), de Ettore Scola

O Cine-Teatro Denoy de Oliveira irá celebrar 3 dos maiores artistas do cinema italiano e mundial. “Um Dia Muito Especial”, um filme de Ettore Scola com Marcello Mastroianni e Sophia Loren.

Em 1938, toda Roma participa de um desfile que celebra o encontro entre Hitler e Mussolini que, no ano seguinte, levaria o mundo à 2ª Guerra Mundial. 

Toda Roma participa, menos a dona de casa Antonietta (Sophia Loren), casada com um militante fascista e mãe de seis filhos, e o radialista homossexual Gabriele (Marcello Mastroianni). Ambos ficam em suas casas, pois Antonietta deve cuidar do lar e preparar tudo para a chegada da família; já Gabriele ocupa-se com uma pilha de cartas e seus próprios pensamentos. Quando os dois finalmente se encontram, o dia mostra que será especial a sua própria maneira.

Neste filme em que celebramos os 100 anos de Marcello Mastroianni e 90 anos de Sophia Loren, Scola pinta um retrato requintado em tons suaves em uma história de dois indivíduos indefesos face à ascensão do fascismo.

Ettore Scola comenta a cor diferenciada de Roma em seu filme: “A cor de Roma daquela época, que agora se tornou esse tom sépia, na minha memória era uma não-cor, não tão cinza, mas sim um pouco fechada, um pouco densa, como a de uma névoa dentro dos quartos; que depois serviu ao filme como um leve símbolo – embora eu não goste muito de simbolismos – de isolamento, de prisão; e também ali de exclusão.”

“Um Dia Muito Especial” faz parte da Mostra Permanente de Cinema Italiano e será exibido na próxima segunda (30/09). O filme será exibido às 19h com distribuição GRATUITA dos ingressos começando com uma hora de antecedência, diretamente na entrada do cinema. A entrada na sala de cinema é liberada com 40 minutos de antecedência da sessão.

Fique atento com o horário de entrada para não perder o seu lugar!

Sujeito a lotação.

O Cine-Teatro Denoy de Oliveira fica localizado na Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista.