2ª Mostra de Cinema Popular Chinês celebra os 75 anos da República Popular e 50 anos das relações Brasil-China

O ano de 2024 é marcado por duas importantes datas: O aniversário de 50 anos das relações diplomáticas entre a República Federativa do Brasil e a República Popular da China e o aniversário de 75 anos da fundação da República Popular da China. Para celebrar a amizade entre os povos dos dois países e a força de uma nação que une tradição e modernidade, desenvolvimento e soberania, a 2ª Mostra de Cinema Popular Chinês traz ao público uma seleção variada de filmes atravessando a história da China e suas mais belas histórias.

Nossa homenagem aos 75 anos da Revolução Chinesa, será por conta do filme “Nascimento da Nova China” que narra os acontecimentos anteriores ao dia 1º de outubro de 1949, data da fundação da República Popular da China. O filme de Qiankuan Li e Guiyun Xiao foi produzido para celebrar os 40 anos da Revolução Chinesa.

Atravessando a história, o clássico “Primavera Numa Pequena Cidade” de Fei Mu foi produzido em 1948 e retrata a tentativa de reconstrução do país e das vidas pós-Segunda Guerra Mundial. Retratando a Velha sociedade e o surgimento de uma nova China, Fei Mu antecipa aos olhares cinematográficos o irromper da nação que aconteceria um ano após o lançamento do filme.

Do aclamado diretor Zhang Yimou, trazemos a comovente e real história de uma escola em uma pequena vila em “Nenhum a Menos” e o deslumbrante “Clã das Adagas Voadoras” apresenta uma obra-prima visual e uma intrigante história digna de um verdadeiro Wuxia.

A interessante comédia “Joia Maluca” é responsável por apresentar uma China desconhecida aos olhares ocidentais. O filme é uma reflexão sobre a China moderna, após a política de “Reforma e Abertura” e foi responsável por projetar o diretor Hao Ning com uma espetacular bilheteria por todo o país.

Para contar os feitos desta nação, “Ferrovia nas Nuvens” apresenta a dedicação do povo chinês e o avanço tecnológico que transformou todo o país ao longo do último século. A emocionante história é baseada na construção da linha ferroviária que conecta o Tibet ao resto da China e suas dificuldades, passando pelos 95 anos necessários para concluir a obra.

Para enriquecer nossa programação, convidamos novamente o Instituto Confúcio da UNICAMP através de nosso amigo Gao Qinxiang, Diretor Chinês do instituto, para realizar uma apresentação da música chinesa em nosso cine-teatro. Na ocasião, ele e o grupo de professores do Instituto Confúcio da UNICAMP irão apresentar um conjunto de músicas e danças do rico repertório tradicional do país.

Para comemorar os 50 anos da amizade Brasil-China, apresentaremos nas sessões de sexta e domingo, curtas produzidos por estudantes brasileiros na China durante o programa de intercâmbio Looking China.

Pedro Nishi comove os espectadores ao contar sobre a amizade de uma criança do interior da China e um jovem brasileiro em “Retratos Para Você”. Os costumes da família da garota que mora em Xinjiang são narrados enquanto acompanhamos sua rotina.

Os kuàizi (筷子) são os famosos palitinhos usados pelos chineses para se alimentarem e sua importância na cultura está registrada em “To Chopsticks” de Arthur Rodrigues Ribeiro.

O imaginário chinês está repleto de mitos que se misturam com o dia-a-dia. Em “Blessed Peaches” de Letícia Sillmann e Lígia Agreste, acompanhamos o fazendeiro Xu ao descrever o plantio de pêssegos enquanto narra os antigos mitos acerca da fruta.

 

PROGRAMAÇÃO

Quinta (05/12)
19h – Nenhum a Menos

Sexta – (06/12)
19h –
Retratos Para Você
Ferrovia nas Nuvens

Sábado – (07/12)
14h – Primavera numa Pequena Cidade
16h30 – Apresentação Musical
19h – Joia Maluca

Domingo – (08/12)
16h –
To Chopsticks
Clã das Adagas Voadoras

19h –
Blessed Peaches
Nascimento da Nova China

 

SINOPSES

NENHUM A MENOS (Livre)
1999 | COR | 106 min | Drama
De Zhang Yimou, com Wei Minzhi, Zhang Huike, Gao Enman

Quando a mãe do único professor da vila adoece e ele precisa se ausentar para cuidá-la, o chefe da pequena vila em Sichuan tem como substituta uma garota de apenas 13 anos. Com a promessa de seu pagamento ser feito após o retorno do professor e com a condição de ganhar um salário extra caso todos os alunos se mantenham estudando, a jovem Wei (Wei Minzhi) parte em uma jornada para garantir que todos os estudantes se mantenham dentro da escola.

Curiosidades:
– A maioria dos atores são habitantes locais da vila onde o filme foi gravado.
– O filme foi premiado como Melhor Filme no Festival de Cinema de Veneza, além de receber outros 17 prêmios nacionais e internacionais.

FERROVIA NAS NUVENS (Livre)
2007 | COR | 117 min | Drama
De Feng Xiaoning, com Zhou Lijing, Liu Xiaowei

A história real da ferrovia Qinghai-Tibet que vai de Pequim a Lhasa, é motivo de orgulho nacional na China. Nesta dramatização, a jornada de 95 anos de construção da ferrovia, é acompanhada por três gerações diferentes, cujas histórias são contadas por Yu Mingyuan (Zhou Lijing), que iniciou os trabalhos na ferrovia como operário e depois se tornou engenheiro-chefe da obra.

Curiosidades:
– A Ferrovia Qinghai-Tibet é a maior ferrovia em altitude do mundo. O ponto mais alto é o Passo Tanggula, a 5.072 metros de altitude, conhecido como a “ferrovia mais próxima do céu”.

PRIMAVERA NUMA PEQUENA CIDADE (Livre)
1948 | P&B | 93 min | Drama
De Fei Mu, com Wei Wei, Yu Shi, Wei Li

Em 1946, um ano após a Segunda Guerra Mundial, Yu Wan (Wei Wei) tem uma vida solitária e relegada ao cuidado do marido, Dai Liyan (Yu Shi) cuja saúde está debilitada. A trama se passa nas ruínas da casa da família de Dai, que antes da guerra era muito próspera, mas uma inesperada visita de um velho amigo de Dai, e coincidentemente amor de infância de Yu, irá mudar o destino desse casal.

Curiosidades:
– O Festival Internacional de Cinema de Hong Kong, no centenário do cinema chinês, elegeu “Primavera Numa Pequena Cidade” como o melhor filme chinês já produzido.

JOIA MALUCA (14)
2006 | COR | 98 min | Comédia
De Hao Ning, com Tao Guo, Teddy Lin, Hua Liu

Quando uma antiga fábrica em Chongqing está prestes a fechar, uma preciosa joia de jade é encontrada no interior da oficina e será leiloada para salvar a falência da Fábrica. A pedra irá chamar atenção de bandidos locais e de um ganancioso empreiteiro que contrata um renomado bandido internacional para roubar a joia. Restará ao velho chefe de segurança Bao Shihong (Guo Tao) garantir que a pedra não seja roubada para que o leilão aconteça.

Curiosidades:
– O filme foi premiado em 4 festivais diferentes e é considerado uma das comédias mais aclamadas da geração recente de diretores chineses.

CLÃ DAS ADAGAS VOADORAS (14)
2004 | COR | 119 min | Aventura
De Zhang Yimou, com Takeshi Kaneshiro, Andy Lau, Zhang Ziyi

No ano de 859, a Dinastia Tang, que outrora fora próspera, se revela corrupta e decadente. Para piorar a situação do Estado, um clã de assassinos desafia o poder central. Dois oficiais da polícia são enviados para capturarem o líder do Clã, mas eles serão surpreendidos por uma paixão inesperada.

Curiosidades:
– O filme é um Wuxia, gênero popular de ficção com artes marciais. A palavra Wuxia é a junção de dois termos. Wu (武), que significa “militar” ou “armado”, e Xia (俠), que remete à “honrado” ou “herói”.
– O filme foi premiado em 12 festivais nacionais e internacionais.

NASCIMENTO DA NOVA CHINA (14)
1989 | COR | 171 min | Drama
De Qiankuan Li e Guiyun Xiao, com Yue Gu, Fazeng Guo, Kai Huang

Neste épico, acompanhamos os dramáticos dias da revolução chinesa de 1949. Após o Partido Comunista da China lançar as ofensivas contra o Partido Nacionalista, Chiang Kai-shek (Sun Feihu) promove Li Zongren (Shao Honglai) como presidente interino, criando uma falsa aposentadoria do cargo de Presidente e iniciando uma série de manipulações dos agentes de governo e do exército. Mao Tsé-Tung (Gu Yue) emite a ordem para o Exército de Libertação Popular cruzar o rio Yangtze, chegando em Beijing e conquista o Palácio Presidencial, marcando a vitória da Revolução. Em 1 de outubro de 1949 é fundada a República Popular da China

Curiosidades:
– Gu Yue foi o ator que interpretou mais vezes o papel de Mao Tsé-Tung devido sua semelhança física. Foram 84 vezes entre 1978 e 2005, ano de sua morte.
– O filme foi premiado como Melhor Filme no Festival Galo de Ouro e no Festival Cem Flores, as maiores premiações do cinema chinês.

 

Apresentação Musical

Os professores do Instituto Confúcio da UNICAMP são nossos convidados especiais e apresentarão o melhor da cultura chinesa em um espetáculo inédito. O repertório passa por diversas épocas e refletem a combinação da cultura popular com a vitalidade moderna, apresentando instrumentos clássicos, danças típicas e trajes festivos. Para completar a programação, será apresentado uma sequência de treinamento com espadas segundo os princípios do Tai Chi Chuan, a arte de troca de máscaras, Bian Lian, e a tradicional Dança do Dragão.

 

Especial de Curta Metragens

Comemorando os 50 anos das relações diplomáticas entre a República Federativa do Brasil e a República Popular da China, serão apresentados 3 curta metragens dirigidos por estudantes brasileiros em intercâmbio na China durante o programa “Looking China”. Produzidos em diferentes regiões da China, os filmes revelam diferentes e importantes aspectos da cultura e da variada história chinesa, muito distantes dos estereótipos habituais.

Retratos Para Você | 12 min | 2016 | Xinjiang | De Pedro Nishi
Sexta 19h

To Chopsticks | 11 min | 2017 | Fujian | De Arthur Rodrigues Ribeiro
Domingo 16h

Blessed Peaches | 6 min | 2020 | Feicheng | De Letícia Sillmann e Lígia Agreste
Domingo 19h