O palco do Cine-Teatro Denoy de Oliveira irá receber na próxima terça (28/05) ANTÔNIO PITANGA, para o Memórias do Palco!
O ator ganhou fama nacional com o personagem Pitanga em “Bahia de Todos Os Santos” (1960), de José Hipólito Trigueirinho Neto. Com um personagem emblemático, acabou adotando como sobrenome oficial.
Figura emblemática do Cinema Novo, Pitanga interpretou personagens que expunham sistemas de opressão social e racial, atuando em filmes como “Barravento” de Glauber Rocha, “O pagador de promessas” de Anselmo Duarte e “Ganga Zumba” de Cacá Diegues. Ele destacou-se no movimento cultural de Salvador e foi levado por Glauber Rocha para a Escola de Teatro da UFBA, aprofundando seu contato com o teatro profissional.
Pitanga era comprometido em fazer o público brasileiro entender a força de sua própria cultura e confiava no novo ofício que abraçara. “O movimento me deu segurança e autenticidade para dizer ‘Estou no lugar certo, fazendo a coisa certa’. Me dava confiança para fazer uma interpretação original e brasileira, do meu jeito”.
No teatro, merece destaque sua participação em 1966 no terceiro espetáculo do Grupo Opinião: “Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come”, de Vianinha e Ferreira Gullar, com direção de Gianni Ratto, montagem histórica com grandes artistas no elenco, como Denoy de Olivera e Sérgio Mamberti.
A peça burlava a censura utilizando linguagem e temas da literatura de cordel e mostrava com muito humor e musicalidade a enorme capacidade de sobrevivência do povo brasileiro.
Agora no palco do Cine-Teatro Denoy de Oliveira, Antônio Pitanga irá debater sobre sua vida e obra junto de Roberta Carbone.
Para complementar o grande espetáculo, o Núcleo de Teatro CPC-UMES fará uma leitura dramática da peça “Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come”, de Ferreira Gullar e Oduvaldo Viana Filho.
No dia da apresentação, distribuiremos os ingressos com 1 hora de antecedência da sessão, na bilheteria do teatro.
Reservas antecipadas de ingresso poderão ser feitas via telefone das 13h até às 18h. A reserva é válida até às 18h50. O telefone para reservas é: (11) 3289-7475.
Sujeito a lotação.
Serviço:
Seminário Memórias do Palco – Abre a cortina do passado
Cine-Teatro Denoy de Oliveira – Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista – São Paulo – SP
De 21 de maio a 9 de julho, terças-feiras – 19 horas
Entrada franca (bilheteria abre uma hora antes)
Informações: (11) 3289.7475 / umes@umes.org.br