A Mostra Permanente de Cinema Italiano comemora sua 10ª edição. Desde 2016, já são mais de 350 sessões realizadas, que fizeram da nossa Mostra uma programação cultural tradicional de São Paulo e garantia de um bom programa de segunda-feira.
Organizada pelo CPC da UMES, a Mostra é uma iniciativa para homenagear e difundir uma das cinematografias mais importantes do mundo. Infelizmente hoje o cinema italiano já não é muito acessível por outros meios, como serviços de streaming ou até mesmo na programação de outros espaços de cinema, abarrotados de obras da indústria americana dominante.
Vinte e cinco dos mais expressivos diretores italianos compõem a programação especial de dez anos da Mostra e representam a amplitude do cinema clássico daquele país. Ao longo do ano, para comemorar esse marco de uma década de bons filmes e grandes amizades com o nosso público mais fiel, estamos preparando algumas surpresas.
“AMARCORD” (1973), DE FEDERICO FELLINI
Ferrara, 1943. Na República de Salò, Anna (Belinda Lee), a jovem esposa de Pino (Enrico Maria Salerno), um químico preso a uma cadeira de rodas, começa um caso com Franco (Gabriele Ferzetti), desertor do exército italiano. Sciagura (Gino Cervi), um fanático líder fascista, articula um atentado para eliminar rivais no Partido Fascista e incrimina Franco e partidários da resistência, incluindo seu próprio pai. Em represália, os fascistas planejam uma noite de massacre na parede do Castelo de Estense. Pino observa tudo da janela, em silêncio.
Em “A Noite do Massacre”, Florestano Vancini descreve uma certa sociedade italiana de 1943, mais vacilante que os nazistas, mas também tão cruel quanto eles, e faz sua crítica desembocar em um tempo de paz que parece não ter aprendido nada com a guerra.
O filme é baseado no conto “Uma Noite em ’43” (1955), de Giorgio Bassani, inspirado no massacre real de onze pessoas em Ferrara em 15 de novembro de 1943 no Castelo Estense, que foram mortas por fascistas em resposta ao assassinato do líder fascista Igino Ghisellini. O roteiro foi adaptado por Florestano Vancini, Pier Paolo Pasolini e Ennio De Concini.
Filme: “Amarcord” (1973), de Federico Fellini
Gênero: Comédia/Drama
Duração: 127 min.
–
Quando: 25/08 (segunda-feira), às 19 horas
Quanto: Gratuito
Onde assistir: Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista – São Paulo, SP
A sessão começa às 19h com distribuição GRATUITA dos ingressos, iniciando com uma hora de antecedência da sessão, diretamente na entrada do cinema. A entrada na sala é liberada com 40 minutos de antecedência da sessão.