24/06: Noitada de Samba na UMES – Carlinhos Vergueiro

A primeira “Noitada de Samba” no Teatro Opinião aconteceu em novembro de 1971. Depois disso, o histórico espaço do teatro foi sendo semanalmente tomado por uma eufórica plateia, que se deslocava de todos os cantos da cidade do Rio de Janeiro para ouvir os maiores nomes do samba da época que ali se apresentavam.
 
Idealizado por Jorge Coutinho, ator e produtor cultural, em parceria com o também ator Leonides Bayer, o projeto teve, ao longo de seus 13 anos de duração, 617 edições, com a presença de sambistas como Cartola, Clementina de Jesus, Nelson Cavaquinho, Xangô da Mangueira, Candeia, Clara Nunes, Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, Ismael Silva, Beth Carvalho, Monarco e Leci Brandão, entre outros.
 
Foram noitadas marcadas para sempre na história da cultura brasileira.
 
NOITADA DE SAMBA NA UMES – CARLINHOS VERGUEIRO
 
Paulista da Bela Vista, Carlinhos Vergueiro descobriu nas ruas da sua cidade a vida que queria ter. Logo cedo, seu avô Guilherme Fontainha lhe ensinou piano, e já dava concertos aos sete anos, no interior de São Paulo.
 
A vida artística mesmo veio em 1973. Amante do samba e do futebol, começou a participar da boemia das noites paulistanas, e foi nessas andanças que se encontrou nas rodas de bamba, fazendo amizades e parcerias com grandes nomes da música popular brasileira.
 
No meio destas amizades conseguiu estabelecer parcerias com uma infinidade de nomes – de Adoniran Barbosa a Vinícius de Moraes, de Sueli Costa a João Nogueira, de Chico Buarque a Arlindo Cruz – em uma obra que passeia com tranquilidade por valsas e boleros, sem cair em contradição quando finalmente desemboca no samba, ritmo que mais o acompanhou ao longo da vida e que o consagrou.
 
​Sua obra, registrada em mais de 20 discos e centenas de gravações, produções musicais e participações, reflete o profundo conhecimento de um artista que sabe transitar entre o erudito e popular, entre São Paulo e Rio de Janeiro, que se consagrou no samba e construiu a própria identidade, universal, autêntica e verdadeira.
 
Desde então, Carlinhos Vergueiro reforça a importância de valorizar o samba e transmitir esse legado às gerações futuras.
 
Quando: 24/06 (Terça-feira), às 20 horas
Quanto: Gratuito
Onde assistir: Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista – São Paulo, SP