A Mostra Permanente de Cinema Italiano comemora sua 10ª edição. Desde 2016, já são mais de 350 sessões realizadas, que fizeram da nossa Mostra uma programação cultural tradicional de São Paulo e garantia de um bom programa de segunda-feira.
Organizada pelo CPC da UMES, a Mostra é uma iniciativa para homenagear e difundir uma das cinematografias mais importantes do mundo. Infelizmente hoje o cinema italiano já não é muito acessível por outros meios, como serviços de streaming ou até mesmo na programação de outros espaços de cinema, abarrotados de obras da indústria americana dominante.
Vinte e cinco dos mais expressivos diretores italianos compõem a programação especial de dez anos da Mostra e representam a amplitude do cinema clássico daquele país. Ao longo do ano, para comemorar esse marco de uma década de bons filmes e grandes amizades com o nosso público mais fiel, estamos preparando algumas surpresas.
“BRINQUEDO LOUCO” (1967), DE MARCO FERRERI
Mario Fugetta (Marcello Mastroianni), um rico e entediado industrial, fica obcecado pelos balões de sua campanha publicitária e aos poucos cai no delírio.
Qual seria o ponto de ruptura de um balão? Quanto um balão pode ser inflado antes de estourar? Sua obsessão o vai deixando mais e mais desconectado da realidade.
Em “Brinquedo Louco”, Marco Ferreri cria uma história paradoxal que revela uma sociedade de consumo através da imagem de um burguês que não encontra objetivo em sua entediada vida.
Concebido inicialmente como um longa-metragem, o filme foi reduzido por Carlo Ponti a um episódio de 25 minutos e integrado ao filme “Homem, Mulher e Dinheiro” (1965), composta por outros dois segmentos dirigidos por Eduardo De Filippo e Luciano Salce. Anos depois, Marco Ferreri retomou o projeto, filmou sequências adicionais e relançou a obra com o título “Brinquedo Louco” (1967), que finalmente pôde ser distribuída em sua forma originalmente idealizada.
Filme: “Brinquedo Louco” (1967), de Marco Ferreri
Gênero: Comédia/Drama
Duração: 85 min.
–
Quando: 22/09 (segunda-feira), às 19 horas
Quanto: Gratuito
Onde assistir: Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista – São Paulo, SP
A sessão começa às 19h com distribuição GRATUITA dos ingressos, iniciando com uma hora de antecedência da sessão, diretamente na entrada do cinema. A entrada na sala é liberada com 40 minutos de antecedência da sessão.