A primeira “Noitada de Samba” no Teatro Opinião aconteceu em novembro de 1971. Depois disso, o histórico espaço do teatro foi sendo semanalmente tomado por uma eufórica plateia, que se deslocava de todos os cantos da cidade do Rio de Janeiro para ouvir os maiores nomes do samba da época que ali se apresentavam.
Idealizado por Jorge Coutinho, ator e produtor cultural, em parceria com o também ator Leonides Bayer, o projeto teve, ao longo de seus 13 anos de duração, 617 edições, com a presença de sambistas como Cartola, Clementina de Jesus, Nelson Cavaquinho, Xangô da Mangueira, Candeia, Clara Nunes, Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, Ismael Silva, Beth Carvalho, Monarco e Leci Brandão, entre outros.
Foram noitadas marcadas para sempre na história da cultura brasileira.
NOITADA DE SAMBA NA UMES – ILESSI
Ilessi, em iorubá, “ilé” é “casa” e “si” é “ser, existir”, significando “Casa do ser, do existir”. A carioca é cantora, compositora e pesquisadora musical, iniciou sua carreira em 1998 e desde então, vem se destacando como uma das grandes vozes dessa geração, com reconhecimento nacional e internacional.
A cantora acolhe diversos modos de manifestação da música brasileira: o sofisticado, o experimental, o sentimental, o tradicional e – preferencialmente – o novo, já que em seu repertório ela costuma jogar luz sobre compositores menos conhecidos.
O primeiro CD da carioca foi com o selo CPC-UMES, “Brigador – Ilessi canta Pedro Amorim e Paulo César Pinheiro (2009)”, no disco a cantora dá um banho de Brasil interpretando o magnífico repertório de Paulo César Pinheiro e Pedro Amorim.
Ela também já atuou com músicos como Alaíde Costa, Aline Gonçalves, Amelia Rabello, André Mehmari, Carol Panesi, Cátia de França, Clarice Assad, Eduardo Gudin, Guinga, Luisa Lacerda, Marcelo Galter, Nelson Faria, Paulo César Pinheiro, Simone Guimarães, Thiago Amud, Toninho Horta, Toquinho, Vovô Bebê, entre muitos outros.
Além da carreira musical, Ilessi é doutoranda em Música pela UNICAMP, Mestra em Música pelo PROEMUS – UNIRIO, e formada em Licenciatura em Música, também pela UNIRIO.
Em toda a sua carreira de sucesso, Ilessi só faz reafirmar que a música brasileira é sua causa e promete trazer esse banho de Brasil para o Noitada de Samba na UMES.
Quando: 22/07 (Terça-feira), às 20 horas
Quanto: Gratuito
Onde assistir: Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista – São Paulo, SP