21/07: “Meus Caros Amigos” (1975), de Mario Monicelli

A Mostra Permanente de Cinema Italiano comemora sua 10ª edição. Desde 2016, já são mais de 350 sessões realizadas, que fizeram da nossa Mostra uma programação cultural tradicional de São Paulo e garantia de um bom programa de segunda-feira.
 
Organizada pelo CPC da UMES, a Mostra é uma iniciativa para homenagear e difundir uma das cinematografias mais importantes do mundo. Infelizmente hoje o cinema italiano já não é muito acessível por outros meios, como serviços de streaming ou até mesmo na programação de outros espaços de cinema, abarrotados de obras da indústria americana dominante.
 
Vinte e cinco dos mais expressivos diretores italianos compõem a programação especial de dez anos da Mostra e representam a amplitude do cinema clássico daquele país. Ao longo do ano, para comemorar esse marco de uma década de bons filmes e grandes amizades com o nosso público mais fiel, estamos preparando algumas surpresas.

 
“Meus Caros Amigos” (1975), de Mario Monicelli
 
Através do jornalista e narrador Giorgio Perozzi (Philippe Noiret) conhecemos o cotidiano de cinco cinquentões que adoram pregar peças e passar trotes em quem se atreve a passar na frente deles. Pequenas histórias do grupo que contadas por Perozzi nos apresenta Lello Mascetti (Ugo Tognazzi), o conde falido; o Doutor Sassaroli (Adolfo Celi), o arquiteto Rambaldo Melandri (Gastone Moschin) e Necchi (Duílio Del Prete). Entre uma pegadinha e outra, Perozzi relembra, inclusive, como o Doutor Sassaroli passou a fazer parte do grupo, dando origem a um quinteto pra lá de irreverente.
 
Este clássico da comédia italiana é um projeto original de Pietro Germi, que não pôde realizá-lo devido a uma doença que o levou à morte em 1974. Por isso, nos créditos iniciais do filme, há uma homenagem: “Um filme de Pietro Germi”, e logo mais tarde os créditos de direção de Mario Monicelli.
 
“Meus Caros Amigos” de Mario Monicelli é o primeiro das séries cinematográficas que continuará em 1982 com “Meus Caros Amigos 2” (ou “Quinteto Irreverente”), com a direção de Monicelli, e em 1985 com “Meus Caros Amigos 3”, com a direção de Nanni Loy, filmes que também serão exibidos nas próximas segundas, na Mostra Permanente de Cinema Italiano.
 
Filme: “Meus Caros Amigos” (1975), de Mario Monicelli
Gênero: Comédia
Duração: 114 min.

Quando: 21/07 (segunda-feira), às 19 horas
Quanto: Gratuito
Onde assistir: Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista – São Paulo, SP
 
A sessão começa às 19h com distribuição GRATUITA dos ingressos, iniciando com uma hora de antecedência da sessão, diretamente na entrada do cinema. A entrada na sala é liberada com 40 minutos de antecedência da sessão.