21/05: Memórias do Palco recebe Lauro César Muniz

O palco do Cine-Teatro Denoy de Oliveira tem o prazer de receber na próxima terça (21/05) LAURO CÉSAR MUNIZ, para o Memórias do Palco!

Conhecido por suas novelas de TV, iniciou sua carreira escrevendo para o teatro, de onde retirou os fundamentos de sua escrita.

Formado em dramaturgia pela Escola de Arte Dramática, estudou com Augusto Boal e Sábato Magaldi, mas antes de se formar, frequentava o seminário de dramaturgia do Teatro de Arena.

Em toda sua carreira, escreveu mais de 16 peças desde 1959, algumas premiadas.

Seu engajamento social começou cedo, participando de movimentos políticos e desafiando a censura. Sua peça “Sinal de Vida”, proibida em 1972, só foi encenada em 1979, rendendo-lhe um Prêmio Molière.

Também participou da 1ª Feira Paulista de Opinião, o evento apresentava peças curtas de vários autores. A Feira, logo proibida, mas estreada com uma liminar judicial, apresentava os textos na íntegra, ignorando os mais de 70 cortes estabelecidos pela censura, incitando assim à desobediência civil.

No dia da apresentação, distribuiremos os ingressos com 1 hora de antecedência da sessão, na bilheteria do teatro.

Reservas antecipadas de ingresso poderão ser feitas via telefone das 13h até às 18h. A reserva é válida até às 18h50. O telefone para reservas é: (11) 3289-7475.

Sujeito a lotação.

 

Aliás, a ideia de um evento reunindo artistas em resistência teria partido do próprio Lauro, que enfrentou a censura com a peça “O Líder”, obtendo repercussão ao se basear em fatos reais. A peça tratava da prisão de um caiçara suspeito de ser líder sindical num ponto remoto do litoral, e que, na verdade, desconhecia os últimos acontecimentos políticos no Brasil.

Sem entender nada, acabava por indagar aos policiais: “Então vou ser preso por que sei escrever?”

Segundo Lauro, “A polícia (…) impedia, fechava, e os atores se deslocavam para outros teatros.

Agora no palco do Cine-Teatro Denoy de Oliveira, Lauro César Muniz irá debater sobre sua vida e obra junto de Flávio Porto e Silva.

Para complementar o grande espetáculo, o Grupo Rodateatro fará uma leitura dramática da peça “O Líder”, de Lauro César Muniz.

 

Serviço:
Seminário Memórias do Palco – Abre a cortina do passado
Cine-Teatro Denoy de Oliveira – Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista – São Paulo – SP
De 21 de maio a 9 de julho, terças-feiras – 19 horas
Entrada franca (bilheteria abre uma hora antes)
Informações: (11) 3289.7475 / umes@umes.org.br