A Mostra Permanente de Cinema Italiano comemora sua 10ª edição. Desde 2016, já são mais de 350 sessões realizadas, que fizeram da nossa Mostra uma programação cultural tradicional de São Paulo e garantia de um bom programa de segunda-feira.
Organizada pelo CPC da UMES, a Mostra é uma iniciativa para homenagear e difundir uma das cinematografias mais importantes do mundo. Infelizmente hoje o cinema italiano já não é muito acessível por outros meios, como serviços de streaming ou até mesmo na programação de outros espaços de cinema, abarrotados de obras da indústria americana dominante.
Vinte e cinco dos mais expressivos diretores italianos compõem a programação especial de dez anos da Mostra e representam a amplitude do cinema clássico daquele país. Ao longo do ano, para comemorar esse marco de uma década de bons filmes e grandes amizades com o nosso público mais fiel, estamos preparando algumas surpresas.
“MILAGRE EM MILÃO” (1951), DE VITTORIO DE SICA
Era uma vez uma Itália pós-guerra, onde uma velha sábia e bondosa chamada Lolotta (Emma Gramatica) encontra um bebê em seu canteiro de repolhos e o nomeia Totò. Os infortúnios da vida levam o jovem Totò (Francesco Golisano) aos arredores de Milão, onde pessoas ditas como “vagabundas” trabalham para formar uma favela. Mas quando se descobre que a terra contém petróleo, Totò — com alguma ajuda divina — precisa lutar para salvar a sua comunidade.
Misturando fantasia e realidade, “Milagre Em Milão” marca mais uma parceria entre Vittorio de Sica e Cesare Zavattini, desta vez adaptando o próprio romance de Zavattini “Totò il Buono”. O filme mostra um olhar tanto para a desolada paisagem urbana do pós-guerra na Milão industrial quanto para o próprio mundo dos sonhos dos personagens, repleto de nada mais do que bondade.
Como disse o próprio De Sica: “Para dar vida a este meu filme, tentei encontrar o significado de uma palavrinha que gosta de se esconder em todo lugar; é a bondade. Peço que me diga se a encontra aqui nessas imagens, se a reconhece pelo menos aqui e ali.”
Filme: “Milagre em Milão” (1951), de Vittorio de Sica
Gênero: Comédia/Fantasia
Duração: 100 min.
–
Quando: 17/11 (segunda-feira), às 19 horas
Quanto: Gratuito
Onde assistir: Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista – São Paulo, SP
A sessão começa às 19h com distribuição GRATUITA dos ingressos, iniciando com uma hora de antecedência da sessão, diretamente na entrada do cinema. A entrada na sala é liberada com 40 minutos de antecedência da sessão.