A Mostra Permanente de Cinema Italiano comemora sua 10ª edição. Desde 2016, já são mais de 350 sessões realizadas, que fizeram da nossa Mostra uma programação cultural tradicional de São Paulo e garantia de um bom programa de segunda-feira.
Organizada pelo CPC da UMES, a Mostra é uma iniciativa para homenagear e difundir uma das cinematografias mais importantes do mundo. Infelizmente hoje o cinema italiano já não é muito acessível por outros meios, como serviços de streaming ou até mesmo na programação de outros espaços de cinema, abarrotados de obras da indústria americana dominante.
Vinte e cinco dos mais expressivos diretores italianos compõem a programação especial de dez anos da Mostra e representam a amplitude do cinema clássico daquele país. Ao longo do ano, para comemorar esse marco de uma década de bons filmes e grandes amizades com o nosso público mais fiel, estamos preparando algumas surpresas.
“SEDUZIDA E ABANDONADA” (1964), DE PIETRO GERMI
A jovem Agnese (Stefania Sandrelli) é seduzida por Peppino (Aldo Puglisi), noivo de sua irmã Matilde (Paola Biggio), e o envolvimento resulta em gravidez. O fato ameaça a reputação da família. O proeminente proprietário de pedreiras na Sicília e patriarca da família, Don Vincenzo Ascalone (Saro Urzì), toma medidas para salvar a sua honra e o que considera ser a honra da família.
Com uma interpretação memorável de Stefania Sandrelli, “Seduzida e Abandonada” trata os problemas de costumes da época utilizando mecanismo de comédia e sátira, como o próprio Pietro Germi diz: “O filme se inspira na realidade da vida siciliana, aprofundando-se nela em busca de um significado absolutamente simbólico, o significado da alienação, a representação de homens alienados por um mito que, neste caso, é o mito da honra, mas que em outros casos pode ser um mito diferente, como o da Pátria, o do Dinheiro, o da Religião, talvez, sejam tantos.” (Pietro Germi)
Filme: “Seduzida e Abandonada” (1964), de Pietro Germi
Gênero: Comédia
Duração: 115 min.
–
Quando: 16/06 (segunda-feira), às 19 horas
Quanto: Gratuito
Onde assistir: Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista – São Paulo, SP
A sessão começa às 19h com distribuição GRATUITA dos ingressos, iniciando com uma hora de antecedência da sessão, diretamente na entrada do cinema. A entrada na sala é liberada com 40 minutos de antecedência da sessão.