A Mostra Permanente de Cinema Italiano comemora sua 10ª edição. Desde 2016, já são mais de 350 sessões realizadas, que fizeram da nossa Mostra uma programação cultural tradicional de São Paulo e garantia de um bom programa de segunda-feira.
Organizada pelo CPC da UMES, a Mostra é uma iniciativa para homenagear e difundir uma das cinematografias mais importantes do mundo. Infelizmente hoje o cinema italiano já não é muito acessível por outros meios, como serviços de streaming ou até mesmo na programação de outros espaços de cinema, abarrotados de obras da indústria americana dominante.
Vinte e cinco dos mais expressivos diretores italianos compõem a programação especial de dez anos da Mostra e representam a amplitude do cinema clássico daquele país. Ao longo do ano, para comemorar esse marco de uma década de bons filmes e grandes amizades com o nosso público mais fiel, estamos preparando algumas surpresas.
“O DESERTO DOS TÁRTAROS” (1976), DE VALERIO ZURLINI
Em meio ao deserto, o tenente Drogo (Jacques Perrin) é enviado para uma antiga fortaleza construída para prevenir um possível ataque dos temíveis tártaros, que supostamente vêm de além do deserto. O grupo de soldados espera por um inimigo que nunca chega e nessa longa espera, os dramas pessoais dos soldados vêm à tona.
Baseado no romance Dino Buzzati, “O Deserto dos Tártaros” é o último filme de Valerio Zurlini e conta com um elenco de grandes atores do cinema europeu, como Jacques Perrin, Max von Sydow, Giuliano Gemma, Vittorio Gassman, Philippe Noiret, Jean-Louis Trintignant e Fernando Rey. O filme ainda conta com a trilha sonora do maestro Ennio Morricone, que realça a sensação de melancolia e solidão, presentes o tempo inteiro no filme.
Filme: “O Deserto dos Tártaros” (1976), de Valerio Zurlini
Gênero: Drama
Duração: 140 min.
–
Quando: 15/09 (segunda-feira), às 19 horas
Quanto: Gratuito
Onde assistir: Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista – São Paulo, SP
A sessão começa às 19h com distribuição GRATUITA dos ingressos, iniciando com uma hora de antecedência da sessão, diretamente na entrada do cinema. A entrada na sala é liberada com 40 minutos de antecedência da sessão.