Na próxima segunda (15/07), exibiremos a sátira “Nápoles Milionária”, filme de Eduardo De Filippo para a Mostra Permanente de Cinema Italiano!
Nápoles, 1942. A população está devastada pela crise profunda causada pela Segunda Guerra Mundial.
Gennaro, um humilde motorista de bonde, e sua esposa, Maria Rosaria (Delia Scala), lutam para sustentar sua família. Com a ajuda da filha, recorrem ao mercado negro para complementar a renda familiar, enquanto o filho se recusa a trabalhar.
Gennaro tem forte inclinação em se meter em confusões inocentemente, o que agrava após encontrar seu amigo Pasquale (Totò). Como um verdadeiro sósia de Gennaro, Pasquale assume várias identidades arriscadas, ajudando a família e arrancando um pouco de seu dinheiro.
Apesar das dificuldades, Gennaro e sua família se mantêm firmes. No entanto, a situação se agrava quando Gennaro enfrenta a ameaça de deportação pelos alemães.
O filme é baseado em sua peça homônima do próprio Eduardo De Filippo. O papel de Pasquale, embora não esteja na peça original, foi criado especialmente para Totò.
O filme foi um sucesso de público e crítica na Itália, mas enfrentou acusações de alguns setores políticos de difamar Nápoles e sua população. Eduardo respondeu a essas críticas: “Alguns jornais escreveram que eu denegri Nápoles. Mas eu […] limpei os ‘pontos baixos’. E então o que o artista deveria fazer senão “denunciar” uma situação? Esta é a nossa tarefa. Não denegri Nápoles, mas noutros filmes mostrarei como realmente é, mostrarei os interiores, mostrarei toda a realidade de Nápoles. […] Realmente existe pobreza. E estou relatando isso.”
O filme será exibido às 19h com distribuição GRATUITA dos ingressos começando com uma hora de antecedência, diretamente na entrada do cinema. A entrada na sala de cinema é liberada com 40 minutos de antecedência da sessão.
Fique atento com o horário de entrada para não perder o seu lugar!
Sujeito a lotação.
O Cine-Teatro Denoy de Oliveira fica localizado na Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista.