A primeira “Noitada de Samba” no Teatro Opinião aconteceu em novembro de 1971. Depois disso, o histórico espaço do teatro foi sendo semanalmente tomado por uma eufórica plateia, que se deslocava de todos os cantos da cidade do Rio de Janeiro para ouvir os maiores nomes do samba da época que ali se apresentavam.
Idealizado por Jorge Coutinho, ator e produtor cultural, em parceria com o também ator Leonides Bayer, o projeto teve, ao longo de seus 13 anos de duração, 617 edições, com a presença de sambistas como Cartola, Clementina de Jesus, Nelson Cavaquinho, Xangô da Mangueira, Candeia, Clara Nunes, Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, Ismael Silva, Beth Carvalho, Monarco e Leci Brandão, entre outros.
Foram noitadas marcadas para sempre na história da cultura brasileira.
NOITADA DE SAMBA NA UMES – PEDRO MIRANDA
Pedro Miranda, carioca raiz e craque nas divisões rítmicas, começou a cantar em rodas de samba nos anos 90, em meio à revitalização da Lapa, e dali se projetou, rodando mundo afora com sua voz de timbre único e seu pandeiro.
O carioca bebeu da fonte de sambistas do subúrbio e da boemia local, se tornando um expoente da Geração Lapa, que no final dos anos 1990 e ao longo dos 2000, revitalizou o bairro do Centro carioca.
Ex-integrante do Grupo Semente, Cordão do Boitatá, Anjos da Lua e Pé de Moleque, já gravou 5 discos e seu trabalho é frequentemente elogiado, como no álbum “Pimenteira” (2009), que arrancou elogios de Caetano Veloso: “um evento especial em nossa música”, “trabalho de fôlego” e “disco de um grande artista”.
Também deixou sua marca em discos coletivos, como “O Samba é Minha Nobreza”, “Lembranças Cariocas”, “Samba Pras Crianças” e “Lamartiníadas”, além de ter gravado em discos de Gilberto Gil, Mario Adnet, Eduardo Gallotti, João Callado, Antonia Adnet, Roberta Sá e Casuarina.
Nos últimos anos, Pedro faz parte de um movimento pessoal na ocupação de espaços públicos, como no Samba da Gávea. Além de resgatar pérolas esquecidas dos mestres do passado, Pedro Miranda é daqueles músicos que ajudam a renovar o repertório do ritmo mais popular do país.
Quando: 12/08 (Terça-feira), às 20 horas
Quanto: Gratuito
Onde assistir: Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista – São Paulo, SP