A Mostra Permanente de Cinema Italiano comemora sua 10ª edição. Desde 2016, já são mais de 350 sessões realizadas, que fizeram da nossa Mostra uma programação cultural tradicional de São Paulo e garantia de um bom programa de segunda-feira.
Organizada pelo CPC da UMES, a Mostra é uma iniciativa para homenagear e difundir uma das cinematografias mais importantes do mundo. Infelizmente hoje o cinema italiano já não é muito acessível por outros meios, como serviços de streaming ou até mesmo na programação de outros espaços de cinema, abarrotados de obras da indústria americana dominante.
Vinte e cinco dos mais expressivos diretores italianos compõem a programação especial de dez anos da Mostra e representam a amplitude do cinema clássico daquele país. Ao longo do ano, para comemorar esse marco de uma década de bons filmes e grandes amizades com o nosso público mais fiel, estamos preparando algumas surpresas.
“OS QUATRO DIAS DE NÁPOLES” (1962), DE NANNI LOY
Setembro de 1943. Após a rendição da Itália, o povo de Nápoles acredita que a guerra finalmente acabou, mas logo percebem que os alemães continuam no controle, tão cruéis como sempre. Então os napolitanos pegam em armas, pedras, objetos de casa, garrafas de gasolina e lutam contra os invasores alemães.
“Os Quatro Dias de Nápoles” descreve a revolta popular que eclodiu em Nápoles espontaneamente após a fuzilação de alguns marinheiros italianos em 28 de setembro de 1943 e que, em quatro dias, derrotou e fez as tropas alemãs fugirem da cidade antes da chegada dos Aliados.
A partir do argumento de Vasco Pratolini, Nanni Loy evocou os eventos que ocorreram na cidade napolitana entre 27 e 30 de setembro de 1943, misturando atores de renome como Jean Sorel, Lea Massari e Gian Maria Volonté com rostos das ruas, intencionalmente não creditados em homenagem aos napolitanos que morreram no episódio. Nanni Loy reconstrói com precisão uma das páginas mais gloriosas da Resistência italiana.
“Os Quatro Dias de Nápoles” de Nanni Loy será exibido na próxima segunda, 11/08.
A sessão começa às 19h com distribuição GRATUITA dos ingressos, iniciando com uma hora de antecedência da sessão, diretamente na entrada do cinema. A entrada na sala de cinema é liberada com 40 minutos de antecedência da sessão.
Filme: “Os Quatro Dias de Nápoles” (1962), de Nanni Loy
Gênero: Guerra/Drama
Duração: 116 min.
–
Quando: 11/08 (segunda-feira), às 19 horas
Quanto: Gratuito
Onde assistir: Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista – São Paulo, SP
A sessão começa às 19h com distribuição GRATUITA dos ingressos, iniciando com uma hora de antecedência da sessão, diretamente na entrada do cinema. A entrada na sala é liberada com 40 minutos de antecedência da sessão.