10/06: “Agnes Vai Morrer” (1976), de Giuliano Montaldo

Na próxima segunda (10/06), exibiremos a adaptação de Giuliano Montaldo de “Agnes Vai Morrer” para a Mostra Permanente de Cinema Italiano!

Ferrara, Segunda Guerra Mundial. Um casal de idosos, Agnes (Ingrid Thulin) e Palita (Massimo Girotti), embalados pela sua rotina tranquila tem uma mudança repentina após ajudarem um soldado da Resistência.

Palita é um membro disfarçado da Resistência e não resiste em ajudar um soldado ferido, o que lhe trouxe sérias consequências.

Ele é denunciado pelos vizinhos aos alemães que o capturam e Agnes sabe, no fundo, que nunca mais o verá.

Para honrar a memória do marido, ela própria se torna membro da Resistência e tem a tarefa de entregar alimentos, informações, armas e notícias de uma cidade para outra, tornando-se “Mãe Agnes”.

“Agnes Vai Morrer” é uma adaptação do romance homônimo de Renata Viganò, baseado na sua experiência enquanto membro da Resistência Partigiana.

Giuliano Montaldo fala da escolha de Ingrid Thulin para o papel principal “Foi um pouco ousado pensar em uma atriz sueca, mas eu já a tinha conhecido, e visto nos filmes de Ingmar Bergman, e fiquei impressionado com a força, determinação e dureza dessa mulher […] Quando lhe enviei o roteiro, logo no dia seguinte ela me ligou e disse: ‘Sou uma pessoa que nasceu no campo e tenho mãos e pés grandes: sou Agnes’”.

O filme será exibido às 19h com distribuição GRATUITA dos ingressos começando com uma hora de antecedência, diretamente na entrada do cinema. A entrada na sala de cinema é liberada com 40 minutos de antecedência da sessão.

Fique atento com o horário de entrada para não perder o seu lugar!

Sujeito a lotação.

O Cine-Teatro Denoy de Oliveira fica localizado na Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista.