09/06: “Os Deuses Malditos” (1969), de Luchino Visconti

A Mostra Permanente de Cinema Italiano comemora sua 10ª edição. Desde 2016, já são mais de 350 sessões realizadas, que fizeram da nossa Mostra uma programação cultural tradicional de São Paulo e garantia de um bom programa de segunda-feira.

Organizada pelo CPC da UMES, a Mostra é uma iniciativa para homenagear e difundir uma das cinematografias mais importantes do mundo. Infelizmente hoje o cinema italiano já não é muito acessível por outros meios, como serviços de streaming ou até mesmo na programação de outros espaços de cinema, abarrotados de obras da indústria americana dominante.

Vinte e cinco dos mais expressivos diretores italianos compõem a programação especial de dez anos da Mostra e representam a amplitude do cinema clássico daquele país. Ao longo do ano, para comemorar esse marco de uma década de bons filmes e grandes amizades com o nosso público mais fiel, estamos preparando algumas surpresas.



OS DEUSES MALDITOS” (1969), de LUCHINO VISCONTI

Alemanha, 1933. Após o assassinato do patriarca da família, o barão Joachim Von Essenbeck (Albrecht Schoenhals) comunica que está deixando o seu império de usinas de aço nas mãos de um desconhecido. A decisão faz com que seus descendentes entrem em uma trágica disputa por poder. A história se entrelaça com a crônica da violência e degradação que marcou a ascensão do nazismo naquele país.

“Os Deuses Malditos” de Luchino Visconti retrata a queda dos “deuses do aço” e, ao mesmo tempo, a da Alemanha — em tons de ritual mortuário e se desenvolve em uma atmosfera fechada, opressiva e fúnebre. Com seu domínio habitual dos recursos dramáticos, Visconti escolhe como cenário para o pesadelo nazista os corredores de um imenso palácio, iluminado teatralmente.

O filme é o primeiro da chamada “trilogia alemã” Luchino Visconti, que conta com os filmes “Morte em Veneza” (1971) e “Ludwig” (1973).

Filme: “Os Deuses Malditos” (1969), de Luchino Visconti
Gênero: Guerra/Thriller
Duração: 157 min.

Quando: 09/06 (segunda-feira), às 19 horas
Quanto: Gratuito
Onde assistir: Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista – São Paulo, SP

A sessão começa às 19h com distribuição GRATUITA dos ingressos, iniciando com uma hora de antecedência da sessão, diretamente na entrada do cinema. A entrada na sala é liberada com 40 minutos de antecedência da sessão.