A primeira “Noitada de Samba” no Teatro Opinião aconteceu em novembro de 1971. Depois disso, o histórico espaço do teatro foi sendo semanalmente tomado por uma eufórica plateia, que se deslocava de todos os cantos da cidade do Rio de Janeiro para ouvir os maiores nomes do samba da época que ali se apresentavam.
Idealizado por Jorge Coutinho, ator e produtor cultural, em parceria com o também ator Leonides Bayer, o projeto teve, ao longo de seus 13 anos de duração, 617 edições, com a presença de sambistas como Cartola, Clementina de Jesus, Nelson Cavaquinho, Xangô da Mangueira, Candeia, Clara Nunes, Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, Ismael Silva, Beth Carvalho, Monarco e Leci Brandão, entre outros.
Foram noitadas marcadas para sempre na história da cultura brasileira.
NOITADA DE SAMBA NA UMES – EDIL PACHECO
Edil Pacheco nasceu em Maragogipe, município do Recôncavo baiano e logo cedo começou a frequentar o samba, numa roda sem instrumentos de corda, quando ganhou um violão por acaso. Com a ajuda de um método de violão, o baiano aprendeu a tocar sozinho aos 15 anos.
Sempre carregando a Bahia na voz, Edil Pacheco é cria de uma escola que gerou Ederaldo Gentil, Panela, Tião Motorista, Riachão, Batatinha, entre outros. O amigo Batatinha seria um vínculo fundamental para o desenvolvimento de sua carreira e com quem compartilharia as delícias da noite do centro de Salvador.
A discografia de Edil Pacheco é composta por sete discos nesses mais de 60 anos de carreira e suas composições também foram gravadas por artistas de destaque, como Clara Nunes, Jair Rodrigues e Gilberto Gil. Edil é parceiro musical de compositores reconhecidos como Paulo César Pinheiro, Luiz Melodia e João Nogueira e são de sua autoria clássicos da música brasileira como “Ijexá”, “De Amor é Bom” e “Araketu”.
Desde a década de 1970, Pacheco é o responsável por organizar e produzir o Dia Nacional do Samba, evento que acontece anualmente em Salvador e reúne artistas de todo país, fortalecendo e potencializando a cena do samba baiano e brasileiro.
Defensor e incentivador do samba, Edil Pacheco completa 80 anos de uma vida dedicada ao samba.
Quando: 08/07 (Terça-feira), às 20 horas
Quanto: Gratuito
Onde assistir: Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista – São Paulo, SP