A Mostra Permanente de Cinema Italiano comemora sua 10ª edição. Desde 2016, já são mais de 350 sessões realizadas, que fizeram da nossa Mostra uma programação cultural tradicional de São Paulo e garantia de um bom programa de segunda-feira.
Organizada pelo CPC da UMES, a Mostra é uma iniciativa para homenagear e difundir uma das cinematografias mais importantes do mundo. Infelizmente hoje o cinema italiano já não é muito acessível por outros meios, como serviços de streaming ou até mesmo na programação de outros espaços de cinema, abarrotados de obras da indústria americana dominante.
Vinte e cinco dos mais expressivos diretores italianos compõem a programação especial de dez anos da Mostra e representam a amplitude do cinema clássico daquele país. Ao longo do ano, para comemorar esse marco de uma década de bons filmes e grandes amizades com o nosso público mais fiel, estamos preparando algumas surpresas.
”OS NOIVOS” (1963), DE ERMANNO OLMI
O experiente soldador Giovanni (Carlo Cabrini) precisa abandonar a noiva em Milão para conseguir uma promoção de trabalho na Sicília. A distância entre ele e Liliana (Anna Canzi), sua amada de longa data, causa um misto de sentimento. Giovanni precisa enfrentar a solidão e o contexto cultural latente da Sicília na época, que ele mal entendia… Tudo isso, faz ele questionar a sua decisão.
Em “Os Noivos”, Ermanno Olmi nos coloca sob o olhar de um trabalhador do norte da Itália nos anos 50. Apesar das melhorias financeiras, Giovanni permanece um estrangeiro incapaz de entender costumes diferentes do seu. No filme, Olmi nos dá uma reflexão generosa sobre dois seres, sobre a Itália e sobre o mundo, a partir de nuances, notações furtivas e atmosferas delicadamente capturadas.
Filme: “Os Noivos” (1963), de Ermanno Olmi
Gênero: Drama
Duração: 77 min.
–
Quando: 07/07 (segunda-feira), às 19 horas
Quanto: Gratuito
Onde assistir: Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista – São Paulo, SP
A sessão começa às 19h com distribuição GRATUITA dos ingressos, iniciando com uma hora de antecedência da sessão, diretamente na entrada do cinema. A entrada na sala é liberada com 40 minutos de antecedência da sessão.