03/11: “Libera, Amore Mio!” (1975), de Mauro Bolognini

A Mostra Permanente de Cinema Italiano comemora sua 10ª edição. Desde 2016, já são mais de 350 sessões realizadas, que fizeram da nossa Mostra uma programação cultural tradicional de São Paulo e garantia de um bom programa de segunda-feira.
 
Organizada pelo CPC da UMES, a Mostra é uma iniciativa para homenagear e difundir uma das cinematografias mais importantes do mundo. Infelizmente hoje o cinema italiano já não é muito acessível por outros meios, como serviços de streaming ou até mesmo na programação de outros espaços de cinema, abarrotados de obras da indústria americana dominante.
 
Vinte e cinco dos mais expressivos diretores italianos compõem a programação especial de dez anos da Mostra e representam a amplitude do cinema clássico daquele país. Ao longo do ano, para comemorar esse marco de uma década de bons filmes e grandes amizades com o nosso público mais fiel, estamos preparando algumas surpresas.

 
“LIBERA, AMORE MIO!” (1975), DE MAURO BOLOGNINI
 
Filha de um anarquista ferrenho, Libera Amore e Anarquia (Claudia Cardinale) testemunha, ainda criança, a prisão de seu pai durante o regime fascista. É sob esse regime que Libera cresce e herda os ideais paternos. Ela se casa com Matteo, um alfaiate com quem tem dois filhos e que tenta, sem sucesso, afastá-la das confusões com as autoridades locais. Enquanto muitos tentam convencê-la de cumprir um papel comum às mulheres na vida doméstica, ela não pode ficar parada enquanto sua nação é oprimida.
 
Quando Mauro Bolognini decidiu filmar “Libera, Amore Mio!”, a Itália passava pelos chamados “anos de chumbo”, uma convulsão política que levava o país a extremos. A nostalgia ao regime fascista começava a se fortalecer novamente. Bolognini nos recordava daquilo que jamais poderia ser esquecido.
 
E é com “Libera, Amore Mio!” que escolhemos homenagear a grande estrela italiana Claudia Cardinale, falecida em setembro.

 
Filme: “Libera, Amore Mio!” (1975), de Mauro Bolognini
Gênero: Drama/Guerra
Duração: 110 min.

Quando: 03/11 (segunda-feira), às 19 horas
Quanto: Gratuito
Onde assistir: Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista – São Paulo, SP
 
A sessão começa às 19h com distribuição GRATUITA dos ingressos, iniciando com uma hora de antecedência da sessão, diretamente na entrada do cinema. A entrada na sala é liberada com 40 minutos de antecedência da sessão.