02/09: Noitada de Samba na UMES – Tião Carvalho

A primeira “Noitada de Samba” no Teatro Opinião aconteceu em novembro de 1971. Depois disso, o histórico espaço do teatro foi sendo semanalmente tomado por uma eufórica plateia, que se deslocava de todos os cantos da cidade do Rio de Janeiro para ouvir os maiores nomes do samba da época que ali se apresentavam.
 
Idealizado por Jorge Coutinho, ator e produtor cultural, em parceria com o também ator Leonides Bayer, o projeto teve, ao longo de seus 13 anos de duração, 617 edições, com a presença de sambistas como Cartola, Clementina de Jesus, Nelson Cavaquinho, Xangô da Mangueira, Candeia, Clara Nunes, Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, Ismael Silva, Beth Carvalho, Monarco e Leci Brandão, entre outros.
 
Foram noitadas marcadas para sempre na história da cultura brasileira.
 
NOITADA DE SAMBA NA UMES – TIÃO CARVALHO
 
Tião Carvalho, nome artístico de José Antonio Pires de Carvalho, nasceu em Cururupu, no Maranhão. É cantor, compositor, dançarino, ator e pesquisador da cultura popular, na qual mergulhou ainda criança seguindo os passos do pai, crescendo em meio ao tambor de crioula, o bumba-meu-boi, ao cacuriá, festas do divino, entre outras maravilhosas festas maranhenses.
 
Por onde passa, Tião Carvalho estimula a formação de novos grupos de pesquisa e prática de danças populares. O maranhense radicado em São Paulo é um dos principais representantes das tradições maranhenses na selva de pedra e também um grande pesquisador dos ritmos brasileiros. Tião é um nome essencial do forró paulista, com o trabalho das Bandas Mafuá e Mexe com Tudo, nos anos 1980.
 
Já instalado em São Paulo, o maranhense funda em 1986 o Grupo Cupuaçu, do qual é diretor artístico até hoje. Além de dirigir os espetáculos do Grupo, Tião Carvalho coordena equipes de arte-educadores, ministra cursos de danças populares e lidera a Festa do Boi, evento que ocorre três vezes por ano na comunidade do Morro do Querosene, bairro onde reside desde os anos 80.
 
Exímio conhecedor dos ritmos da terra, se lança em carreira solo e grava 2 discos, que lhe angariou 2 prêmios pela Rádio Universidade FM, do Maranhão, nas categorias “melhor disco do ano” e “melhor intérprete”.

 
Quando: 02/09 (Terça-feira), às 20 horas
Quanto: Gratuito
Onde assistir: Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista – São Paulo, SP