02/06: “O Estrangeiro” (1967), de Luchino Visconti

A Mostra Permanente de Cinema Italiano comemora sua 10ª edição. Desde 2016, já são mais de 350 sessões realizadas, que fizeram da nossa Mostra uma programação cultural tradicional de São Paulo e garantia de um bom programa de segunda-feira.

Organizada pelo CPC da UMES, a Mostra é uma iniciativa para homenagear e difundir uma das cinematografias mais importantes do mundo. Infelizmente hoje o cinema italiano já não é muito acessível por outros meios, como serviços de streaming ou até mesmo na programação de outros espaços de cinema, abarrotados de obras da indústria americana dominante.

Vinte e cinco dos mais expressivos diretores italianos compõem a programação especial de dez anos da Mostra e representam a amplitude do cinema clássico daquele país. Ao longo do ano, para comemorar esse marco de uma década de bons filmes e grandes amizades com o nosso público mais fiel, estamos preparando algumas surpresas.



“O ESTRANGEIRO” (1967), de LUCHINO VISCONTI

A história é centralizada em Meursault (Marcello Mastroianni), que após ter que retornar para Argel anos depois para enterrar sua mãe, se sente totalmente isolado de todos e de tudo. Em um momento de extrema tensão, enquanto os franceses ainda controlavam Argel, um fato trágico acirrou ainda mais a tensão entre os dois países: um argelino é morto brutalmente na praia e transforma Meursault no principal suspeito.

“O Estrangeiro” é baseado no romance homônimo de Albert Camus, que publicou o livro na França, durante a ocupação nazista. Em 1955 Camus escreve: Eu resumi “O Estrangeiro” há muito tempo, com uma observação que admito ser altamente paradoxal: ‘Em nossa sociedade, qualquer homem que não chore no funeral de sua mãe corre o risco de ser condenado à morte.’ Só quis dizer que o herói do meu livro é condenado porque não joga o jogo.

No filme, Luchino Visconti capta toda a atmosfera política da época retratada por Camus no livro.

Filme: “O Estrangeiro” (1967), de Luchino Visconti
Gênero: Drama
Duração: 104 min.

Quando: 02/06 (segunda-feira), às 19 horas
Quanto: Gratuito
Onde assistir: Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista – São Paulo, SP

A sessão começa às 19h com distribuição GRATUITA dos ingressos, iniciando com uma hora de antecedência da sessão, diretamente na entrada do cinema. A entrada na sala é liberada com 40 minutos de antecedência da sessão.