O Centro Popular de Cultura da UMES apresenta a 11a edição da Mostra Permanente de Cinema Italiano. Criada em 2016, a Mostra exibe os clássicos da cinematografia italiana de todas as épocas, sempre às segundas-feiras e durante o ano inteiro.
Neste ano, serão 39 filmes de 20 grandes diretores italianos em uma programação repleta de surpresas. Nosso respeito à grande musa do cinema italiano, Claudia Cardinale, que faleceu no ano passado, nos levou à busca de alguns filmes menos conhecidos e, com certeza, imperdíveis. Outros filmes, já muito conhecidos, possuem desde sempre um lugar de destaque no nosso coração e não poderiam ficar de fora.
“UMA VIDA DIFÍCIL” (1961), de DINO RISI
Durante a ocupação alemã na Itália, Silvio Magnozzi (Alberto Sordi), um membro da resistência, conhece Elena (Lea Massari), quando ela arrisca a própria vida para salvá-lo. Após a guerra, Silvio e Elena vão para Roma viver a nova Itália que eclode no pós-guerra. Juntos, eles tentam construir um futuro, enquanto são desafiados por uma sociedade em transformação.
A obra-prima de Dino Risi captura, no melhor estilo da Commedia all’Italiana, um retrato da Itália em transição, do fim da guerra aos anos do boom econômico. Dino Risi explora a desorientação de um país que lida com um conturbado passado enquanto caminha em direção a um futuro confuso. Tudo isso conduzido pela interpretação magistral de Alberto Sordi.
Filme: “Uma Vida Difícil” (1961), de Dino Risi
Gênero: Comédia/Guerra
Duração: 118 min.
–
Quando: 02/02 (segunda-feira), às 19 horas
Quanto: Gratuito
Onde assistir: Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista – São Paulo, SP
A sessão começa às 19h com distribuição GRATUITA dos ingressos, iniciando com uma hora de antecedência da sessão, diretamente na entrada do cinema. A entrada na sala é liberada com 40 minutos de antecedência da sessão.