A primeira “Noitada de Samba” no Teatro Opinião aconteceu em novembro de 1971. Depois disso, o histórico espaço do teatro foi sendo semanalmente tomado por uma eufórica plateia, que se deslocava de todos os cantos da cidade do Rio de Janeiro para ouvir os maiores nomes do samba da época que ali se apresentavam.
Idealizado por Jorge Coutinho, ator e produtor cultural, em parceria com o também ator Leonides Bayer, o projeto teve, ao longo de seus 13 anos de duração, 617 edições, com a presença de sambistas como Cartola, Clementina de Jesus, Nelson Cavaquinho, Xangô da Mangueira, Candeia, Clara Nunes, Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, Ismael Silva, Beth Carvalho, Monarco e Leci Brandão, entre outros.
Foram noitadas marcadas para sempre na história da cultura brasileira.
NOITADA DE SAMBA NA UMES – NEI LOPES
Nascido em Irajá, subúrbio carioca, hoje Marcus Vinicius de Andrade o classifica Nei Lopes antropologicamente como um típico “homovilaisabelensis”. Da família vem as primeiras influências musicais, e ainda jovem se encantou pelo Acadêmicos do Salgueiro, apenas três anos depois da fundação da escola, mas só em 1963 participou do histórico desfile com o enredo “Xica da Silva”, que define como uma das maiores “emoções estéticas” de sua vida.
Intérprete de suas próprias canções, Nei Lopes tem vários discos gravados, em registros solo ou em conjunto com outros grandes artistas, como Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes, Elza Soares, Elizeth Cardoso, Fátima Guedes, Grupo Fundo de Quintal, Guinga, Ivan Lins, MPB4, Zeca Pagodinho, Zezé Motta, entre outros.
Para o selo CPC-UMES, Nei Lopes gravou “Sincopando o Breque” onde propõe a recuperação de um dos mais sofisticados gêneros de nossa canção popular: o samba-sincopado. No repertório, além de obras exclusivas, destacam-se suas parcerias com João Nogueira, Zé Luiz, Cláudio Jorge, Dauro do Salgueiro, Wilson Moreira e Maurício Tapajós.
Além de sua obra de cancionista com cerca de 350 títulos gravados, Nei Lopes também é um importante escritor com 40 livros lançados, do qual recebeu dois prêmio “Jabuti”. Com uma vasta obra de estudos africanos e também ensaios, romances, coletâneas de contos e de poemas.
O Noitada de Samba na UMES tem o grande prazer de receber Nei Lopes, um mestre das palavras e dos sons.
Quando: 01/07 (Terça-feira), às 20 horas
Quanto: Gratuito
Onde assistir: Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista – São Paulo, SP